O BISPO DOM ADRIANO
HYPÓLITO E SUA AÇÃO POPULAR NA LIDERANÇA DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU E CONTRA A
REPRESSÃO DOS MILITARES NO PERÍODO DA DITADURA
(1964-1985).
Peter Sana
Resumo Estendido
Durante a primeira
metade do século XX, percebemos que a Igreja iguaçuana se afasta das classes
mais pobres, priorizando a elite, que de certa forma contava com o aparato da
Igreja no que tange às manobras manipulativas que mantinham as classes pobres
em "ordem" enquanto garantiam que seus representantes do governo se
estabelecessem garantindo, por retribuição, os seus privilégios. Com a chegada
do bispo Dom Adriano Hypólito na diocese de Nova Iguaçu em 1966, muda a
configuração da Igreja. Na busca de atingir a classe menos privilegiada da
sociedade, de modo que busque o esclarecimento das leis, o estímulo à
participação na política e à integração religiosa, o trabalho
pedagógico/pastoral no bispado de Dom Adriano Hypólito trouxe ânimos aos
trabalhadores e aproximou a Igreja da classe menos privilegiada. Um ideal nunca
alcançado pela Igreja tradicional elitista, que trabalha com a classe dominante
respectivamente e absolutamente.
Com a
chegada do bispo Dom Adriano Hypólito na diocese de Nova Iguaçu em 1966, muda a
configuração da Igreja. A mesma que no momento anterior subestimava a população
mais pobre, fazendo-a assim submissa à sua vontade, isto sem ouvir o que careciam e sem participar da
vida social e política da população mais "empobrecida", como se
refere o bispo em entrevista para Municípios do Brasil – A Revista dos
Municípios” Edição especial de Nova Iguaçu 155 Anos. 1983.
Mediante
a chegada do bispo, nova aproximação com as classes populares, marginalizadas,
começou a acontecer, e com isso renasceu um sentimento de identificação com
aquela Igreja que anteriormente inclinou-se a desamparar os fiéis.
Dadas as
circunstâncias, ou seja, o cenário político transbordando em insatisfações e
Atos Institucionais[1] que
cercearam a liberdade do cidadão brasileiro, Dom Adriano iniciaria um trabalho
que se denominou Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), estas que de certa forma
contribuíram para a politização das classes populares pela dinâmica social.
Este trabalho estará atrelado aos Movimentos de Amigos de Bairro (MABs), estes
que permanecem, de uma forma mais controlada e menos vigorosa que em tal
período estudado, em funcionamento até os dias atuais.
Palavras-chaves: Dom Adriano Hypólito; Baixada Fluminense; Teologia da
Libertação
Bibliografia
DIOCESE DE NOVA
IGUAÇU – “O povo de Deus Assume a Caminhada”, Editora Vozes, Elaborado pelo
IDAC – 1983.
HYPÓLITO,
Adriano Mandarino, Entrevista, In: revista Municípios do Brasil - A Revista dos
Municípios, edição especial de Nova Iguaçu 155 anos, número, volume, local:
editora, 1983.
ARENDT, Hannah.
“Entre o Passado e o Futuro”, São Paulo: Perspectiva, 1992.
AZEREDO, L.M.
“Padre João: Apóstolo de Bem em Nova Iguaçu”, Edição da Diocese de Nova Iguaçu,
1980.
BAFFA, Ayrton –
“Nos Porões do SNI”. Rio de Janeiro, 1989 – Editora Objetiva.
Abstract
During the first half of the twentieth century, we realize that iguaçuana
Church moves away from the poorest classes, prioritizing elite, which somehow
had the apparatus of the Church in regard to the manipulative maneuvers that
kept the poor classes in "order" while They ensured that their
government representatives to settle by securing for retribution, their
privileges. With the arrival of Bishop Adriano Hypólito in Nova Iguaçu diocese
in 1966, changes the church setting. In seeking to achieve the less privileged
class of society, so seek clarification of laws, encouraging participation in
political and religious integration, pedagogical work / ministry in the diocese
of Don Adriano Hypólito brought tempers to workers and approached the Church
the less privileged class. An ideal never reached by traditional elitist
Church, which works with the ruling class and absolutely respectively.
With the arrival of Bishop Adriano Hypólito in Nova Iguaçu diocese in
1966, changes the church setting. Same as the previous time underestimated the
poorest people, making her so submissive to his will, not to listen to what
they lacked and no part of social life and population policy more
"impoverished" as referred to bishop in interview municipalities in
Brazil - The Journal of the municipalities' special edition of Nova Iguaçu 155
Years. 1983.
Upon the arrival of Bishop, new approach with the popular classes,
marginalized, began to happen, and it revived a sense of identification with
that Church which previously has tended to forsake the faithful.
Given the circumstances, namely the political landscape overflowing with
dissatisfaction and Institutional Acts that break freedom of Brazilian
citizens, Archbishop Adriano begin a job that was called Basic Ecclesial
Communities (BECs), those that somehow contributed to the politicization of
popular classes by social dynamics. This work will be linked to Neighborhood Friends
Movements (MAbs), those who remain in a more controlled and less vigorously
than in this study period, running until today.
Keywords: Don
Adriano Hypólito, Liberation Theology, Baixada Fluminense.
DIOCESE DE NOVA
IGUAÇU – “O povo de Deus Assume a Caminhada”, Editora Vozes, Elaborado pelo IDAC
– 1983.
HYPÓLITO,
Adriano Mandarino, Entrevista, In: revista Municípios do Brasil - A Revista dos
Municípios, edição especial de Nova Iguaçu 155 anos, número, volume, local:
editora, 1983.
ARENDT, Hannah.
“Entre o Passado e o Futuro”, São Paulo: Perspectiva, 1992.
AZEREDO, L.M.
“Padre João: Apóstolo de Bem em Nova Iguaçu”, Edição da Diocese de Nova Iguaçu,
1980.
BAFFA, Ayrton –
“Nos Porões do SNI”. Rio de Janeiro, 1989 – Editora Objetiva.
[1]
Cf. BRANCO, Carlos Castelo. “Os Militares no Poder, Rio de Janeiro”: Nova
Fronteira, 1977.
<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-3438373181316579"
crossorigin="anonymous"></script>
Nenhum comentário:
Postar um comentário